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As cenouras são plantadas pelas famílias há milhares de anos. Os historiadores acreditam que as cenouras tem origem no Afeganistão. A cenoura é a raiz comestível de cor alaranjada de uma planta Apiaceae.

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As cenouras podem chegar a vários tamanhos, cores e formas. Contudo, é um legume raiz produzido em todo mundo. Podendo assim servi-lo preparado doce ou salgado. Mas a maneira muito apreciada e também gostosa é a natural. Um sabor doce, crocante e único.

Além da facilidade de plantá-la em nossa horta. Você também consegue comprar em feiras e mercados em qualquer época do ano. Embora, o período de maior produção é de julho a janeiro.

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Ela muito utilizada nas receitas culinárias de bolos, saladas, cremes, sucos, purês e refogados.

Separei algumas coisas sobre a cenoura para que você possa saber um pouco mais.

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Naturalmente são Baixas em Calorias

Uma pequena quantidade de 80 gramas de cenouras cozidas pode conter cerca de 24 calorias. Assim sendo, as fazem uma ótima opção nos cardápios recomendados por profissionais da nutrição.

Ao mesmo tempo que é uma boa notícia saber que as cenouras têm um teor baixo de sal por natureza. Essa mesma quantidade de 80 gramas de cenouras cozidas sem sal no vapor pode ter apenas 0.1 grama de sal.

As Cenouras São Ricas em Fibras

As Cenouras 1

As cenouras possuem altas taxas de fibras, o que pode ser muito bom para o sistema digestivo. Uma pequena quantidade de 80 gramas cozidas chega conter 2 gramas de fibras. Sendo assim, aproximadamente dez por cento da porção diária recomendada para uma pessoa adulta.

Aumenta a Vitamina A do Organismo

Elas possuem uma substância chamada de beta caroteno. Que no organismo se transforma em vitamina A. Assim, as cenouras são consideradas uma das melhores fontes de beta caroteno.

Então, uma quantidade de 40 gramas de cenouras cozidas chega a conter a necessidade diária de Vitamina A recomendada para uma pessoa adulta.

O beta caroteno é um dos principais elementos nutritivos importantes. Combate os radicais livres por ser um antioxidante. Um importante nutriente para a visão, mucosas e para a pele. Dessa forma, a pele mantém a flexibilidade e permanece em sua boa saúde.

Ela também possui as vitaminas seguintes: B2, B3 e C. Além disso, existem também os sais minerais potássio, fósforo, cálcio.

Podem Consumir como Purê

Comer as cenouras em forma de purê, pode trazer um bônus nutricional. O beta caroteno pode ser melhor absorvido depois da cenoura ser cozida e feita sob o formato de purê. Do que se comer in natura.

Entretanto, quando se come muitas cenouras pode acontecer a provocação de uma coloração alaranjada na pele. Sobretudo nos pés e nas palmas das mãos. Mas não precisa de preocupações por que é um fenómeno reversível.

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Existem variedades de cenouras que vão do branco e amarelo ao purpura. Nem todas elas são na cor laranja. A cenoura laranja foi desenvolvida através da polinização cruzada entre as variedades do purpura e da amarela.

Curiosidades Diversas sobre as Cenouras

A cenoura é considerada a quarta hortaliça de maior consumo pelos brasileiros.

Ela é uma planta onde as sementes são protegidas pelo fruto. Ou seja, angiosperma.

É uma planta que demora 2 anos para o seu ciclo biológico completo. Então é uma planta bianual.

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A cenoura é da mesma família das apiáceas. Assim como a erva-doce, salsinha, o aipo, o cominho e o coentro.

O nome cenoura tem a sua origem árabe: isfanouria.

Você utiliza a cenoura na alimentação das pessoas e animais. E também, você pode utilizá-la para dar sabor e aroma em bebidas e produtos cosméticos.

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